Notícias

Santa Rita investe mais de 90 milhões em educação e escolas superam média do Ideb

A rede municipal de ensino de Santa Rita experimentou, ao longo de 2023, um boom de investimentos que ampliou o acesso e a qualidade do ensino. Novas creches, mais capacitação para professores, escolas premiadas, ampliação das matrículas, reajustes de todos os profissionais e salários em dia, entrega de fardamentos, garantia de alimentação escolar nutritiva e aumento da nota do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica) – que em muitas escolas ultrapassam a meta projetada para 4,9% – traçam o cenário que vem transformando Santa Rita em uma cidade educadora.

“Estamos empreendendo um grande esforço para garantir a qualidade da educação, pois ela garante, também, o futuro das nossas crianças e jovens, que estarão bem preparados para conduzir nossa cidade rumo ao desenvolvimento pleno”, declarou o prefeito Emerson Panta.

Entre os investimentos realizados este ano estão a construção de creches, que ampliaram a rede municipal dedicada à primeira infância.

Dois grandes CIEIS (Centros de Educação Infantil) foram construídos e entregues – um em Bebelândia, outro em Tibiri II – creches totalmente equipamentos e preparadas para atender, em cada unidade, cerca de 200 crianças em tempo integral.

Mais quatro CIEIS estão em construção para atender os pequenos santa-ritenses em Forte Velho, Alto das Populares, Marcos Moura e Lerolândia. Ainda está em planejamento, em parceria com o Governo do Estado, uma nova creche em Heitel Santiago.

“Além de acolher e cuidar dos pequenos santa-ritenses , as creches têm impacto sobre o sustento das famílias, permitindo que pais e mães exerçam suas atividades profissionais com a certeza de que seus filhos estão seguros e bem cuidados”, assegurou o prefeito.

As estratégias de uma cidade educadora

Os novos investimentos que ampliaram a rede educacional de Santa Rita explicam o contínuo avanço nos índices do IDEB – que saiu dos 2,7 registrados em 2007, passou para 3,9 em 2015 e atingiu 4,9 este ano.

“A melhora dos índices reflete a nossa disposição de oferecer ensino de qualidade às nossas crianças e jovens, entendendo que a educação é único caminho para uma Santa Rita mais próspera e justa socialmente”, reflete Emerson Panta, que acrescenta: “Estamos semeando agora os bons frutos que as novas gerações santa-ritenses colherão amanhã “.

E a colheita passa pela injeção de mais recursos na educação. A ampliação da rede de ensino, empreendida pela gestão municipal, ofertando mais vagas em todo o sistema educacional, refletiu no aumento de repasses do Fundo Nacional da Educação (Fundeb).

O panorama registrado em 2016, com R$ 51,3 milhões repassados a Santa Rita, praticamente dobrou em 2023, alcançando R$ 92 milhões – com aplicação efetiva de 96,14%.

Estamos cada vez mais preparados

Outra ação que explica o avanço da educação vem dos programas de capitação de professores. Santa Rita é o primeiro município do estado da Paraíba a implantar uma turma de mestrado para os profissionais de magistérios, com edital exclusivo junto a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na primeira infância, 100 dos 121 profissionais de educação passaram por processos de formação continuada ao longo do ano – um processo que atinge todas as fases de ensino, qualificando os educadores de toda a rede de ensino.

“A qualificação é fundamental para que a rede municipal siga alcançando novos níveis de qualidade”, apontou a secretária de Educação, Edilene Santos. “Afinal, para além de escolas bem estruturadas, a capacidade do professor é o principal item na qualidade de um sistema educacional”, acrescentou.

A valorização dos professores passa ainda por salários pagos dentro do mês trabalhado e concessão de reajuste de 33,34%, além do aumento do pessoal de apoio de até 50 %.

A política de valorização passa ainda por processo seletivo para gestores escolares e amplificação do acolhimento de crianças com deficiência, com contratação de monitores, assistentes de sala e cuidadores.

Professores preparados, escolas equipadas

Os investimentos em capacitações dos profissionais de educação convergem com a modernização da infraestrutura escolar. Desde as creches – que receberam novo mobiliário, climatizando escolas e CIEIS e garantindo o conforto dos pequenos santa-ritenses com kits completos de higiene – até a implantação de 13 laboratório de informática completos, acelerando o ensino de tecnologia e inovação.

Carteiras novas para escolas, fardamentos completos, kits esportivos e equipe de manutenção permanente garantem a qualidade do ambiente educacional disponibilizado aos estudantes da rede municipal de ensino.

Uma estrutura que se completa com merenda escolar balanceada, transporte escolar regular e uma frota exclusiva que viabiliza aulas de campo e visitas culturais, a exemplo do Cinema na Praça, reduzindo distâncias entre escolas da zona urbana e comunidades rurais.

Educação que se destaca

Toda a rede municipal de ensino sente os reflexos do foco da gestão e o aumento dos investimentos em educação. Mas algumas escolas levam esse sentimento para fora da Paraíba, conquistando destaque nacional.

É o caso da Escola Cívico-Militar Capitão Tomaz Panta, premiada pelo Ministério da Educação, e das escolas Arnaldo Bonifácio, Tiradentes e Japumgu, que ultrapassaram a média projetada do IDEB.

O que vem pela frente

“Posso antecipar que em 2024 Santa Rita seguirá focada na consolidação de cidade educadora, com mais investimentos na educação”, revelou o prefeito Emerson Panta.

Entre as ações já engatilhadas figuram captações de recursos via Novo PAC, o programa de aceleração do crescimento do Governo Federal, para a construção de escola de tempo integral, ampliação da frota de transporte escolar e novas creches.

“A gestão municipal vai continuar trabalhando para oferecer educação pública de qualidade para todos os santa-ritenses”, finalizou Emeson Panta.

You Might Also Like