O desembargador José Ricardo Porto fez, na data de hoje, um pronunciamento na Sessão da Quarta Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, solidarizando-se com o jogador brasileiro Vinícius Jr pelos ataques racistas que vem sofrendo na Espanha. Os desembargadores Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira acostaram-se as suas declarações.
“Não é a primeira vez que isso acontece. Esse clima de ódio que está assolando o mundo, está suplantando a generosidade, a cordialidade, a boa educação e a civilidade entre os povos. O que está ocorrendo na Espanha, é inadmissível. Nós não podemos mais conviver com aqueles tempos sombrios que não traduziam nem paz nem concórdia, mas sim o desespero aliado ao medo e a impunidade”, afirmou José Ricardo Porto.
Ele disse esperar que o governo brasileiro efetue uma moção perante a Federação internacional de Futebol e a Organização das Nações Unidas responsabilizando a omissão do governo espanhol por essas manifestações racistas, fascistas. “Não só em desfavor do brasileiro Vinícius Jr, mas pela preservação da democracia da Espanha.” frisou o desembargador.
Por sua vez, o desembargador Oswaldo Trigueiro lamentou que um time como o Real Madrid não tenha feito um posicionamento firme contra os ataques racistas. “É triste para a gente que gosta de futebol, que gosta de esporte, presenciar ainda situações desse jaez”, afirmou.
Já o desembargador Romero Marcelo lamentou os ataques racistas contra o jogador brasileiro e disse que ele só está sendo atacado por ser um jogador excepcional. “Se a sua atuação no time não incomodasse a torcida adversária talvez aqueles apupos não ocorressem”.