O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e pré-candidato ao Governo do Estado, Adriano Galdino (Republicanos), afirmou que recebeu aval direto do presidente nacional do seu partido, deputado Marcos Pereira, para apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, independentemente do cenário nacional. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, da rádio Líder FM, nesta quarta-feira (3).
Segundo Galdino, o tema foi tratado com franqueza em Brasília, durante conversa com Marcos Pereira. “Disse a ele logo de cara: ‘Eu sou Lula hoje, amanhã e depois. Só quero saber se posso continuar sendo Lula dentro do Republicanos’. E ele respondeu que sim, que eu tinha a palavra dele, que eu podia apoiar o presidente Lula sem nenhum problema, mesmo que o partido lance outro nome para presidente”, contou.
A sinalização tem peso político. O Republicanos é o partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nome cotado para disputar a Presidência da República em 2026 com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, principal adversário de Lula. Ainda assim, Galdino afirmou que seu compromisso é com o projeto político representado pelo petista, especialmente pelo que considera um tratamento diferenciado do atual governo ao Nordeste e à Paraíba.
“Sou grato ao presidente Lula e à forma como ele cuida do povo mais pobre. Foi o único presidente que rompeu com a lógica de exclusão do Nordeste. Apoio ele sem medo de crítica ou vaia. Nosso povo é grato a ele”, declarou.
Pré-candidato ao governo estadual, Adriano Galdino também afirmou que pretende seguir no Republicanos, mas reforçou que sua permanência está atrelada ao respeito à sua liderança e ao seu projeto político. “Tenho lealdade e história no partido. Ajudei a construir o que o Republicanos é hoje na Paraíba. E, se mostrar que tenho competitividade, não há motivo para me negarem a legenda”, afirmou.