A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), realizou na manhã desta sexta-feira (22) a Operação Privacidade, que cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um homem investigado por criar um perfil falso em uma plataforma de internet, onde publicava fotos de jornalistas paraibanas em um fórum de conteúdo adulto.
O caso ganhou repercussão após uma das vítimas descobrir suas imagens no fórum ao pesquisar por seu nome na internet. As fotos, de cunho pessoal, foram usadas sem autorização em um ambiente voltado para a disseminação de conteúdos sensuais e pornográficos.
De acordo com o delegado João Ricardo, titular da DECC, o suspeito confessou durante o interrogatório que buscava fotos e vídeos das vítimas com características mais sensuais para publicar no fórum adulto. “Agora vamos periciar os dispositivos eletrônicos apreendidos para identificar se há outros crimes. Caso sejam encontrados, ele responderá por todos na Justiça”, afirmou o delegado.
A operação reforça a importância do combate à exposição indevida de dados e imagens pessoais, que tem afetado cada vez mais vítimas em tempos de constante avanço tecnológico. Além das consequências legais, a prática pode trazer danos psicológicos e emocionais para quem tem sua privacidade violada.