O Brasil está envelhecendo, e com isso, o olhar das famílias também tem mudado. Segundo o Censo 2022 do IBGE, o número de pessoas com 65 anos ou mais saltou de 7,4% em 2010 para 10,9% em 2022, o maior percentual desde 1940. Esse novo cenário faz com que muitos filhos, hoje entre 35 e 55 anos, passem a planejar com mais cuidado o futuro dos pais. A busca é por soluções que garantam conforto, segurança e saúde, sem abrir mão da autonomia e da qualidade de vida. “Estamos vendo uma mudança de mentalidade nas famílias brasileiras. Os filhos se tornaram os principais cuidadores e tomadores de decisão, preocupados em oferecer aos pais um ambiente que proporcione conforto, convivência e acesso rápido à saúde”, explica o psicólogo Fabrício Oliveira, especialista em Envelhecimento Ativo e mestre em Gerontologia.
De acordo com Fabrício Oliveira, os filhos estão cada vez mais participativos e conscientes das necessidades dos pais. E esse comportamento tem impulsionado o crescimento da chamada economia da longevidade, que já movimenta quase R$ 2 trilhões por ano no Brasil. “Antes, cuidar dos pais era visto apenas como um ato de amor. Hoje, é também um ato de planejamento. Os filhos querem garantir qualidade de vida, sem isolar os pais, mantendo o convívio e a autonomia”, afirma o psicólogo.
Neste contexto, João Pessoa começa a olhar para a tendência com o inovador projeto do OMNI Life & Health, empreendimento em construção, em Manaíra, que atende muito bem o público 60+, com foco no bem-estar, na vitalidade e na convivência intergeracional. Com mall, medical e residencial, o empreendimento reúne serviços e áreas comuns em um só lugar. “O que diferencia o OMNI é o conceito de ecossistema. É um espaço pensado para todas as fases da vida, mas que atende com excelência o público 60+. Aqui, o morador tem acesso a clínicas, farmácias, academia, restaurante e áreas de convivência sem precisar sair do ambiente”, destaca Jayme Veríssimo, diretor comercial do projeto.
*Estrutura* – A área comercial do OMNI estará nos primeiros pavimentos e segue o princípio de conveniência, voltado ao atendimento de rotinas e demandas diárias dos frequentadores do prédio e do entorno. O mall, aberto e integrado às vias urbanas, propõe uma conexão positiva entre o ambiente, os usuários e as lojas. Acima do mall, estará instalado o hospital Blanc, cercado de modernidade em suas instalações e ainda espaços adequados e desenvolvidas especialmente para consultórios médicos, odontológicos, fisioterapêuticos, psicológicos, laboratórios e demais segmentos da área de saúde. O medical conta com consultoria da ProMedical – consultoria especializada em hospitais e medical centers – e as mais recentes tecnologias que conferem a ele o cargo de empreendimento de saúde mais moderno do Nordeste.
Nos últimos pavimentos está a área residencial planejada para quem busca viver com infraestrutura personalizada, conforto e qualidade de vida. Ela contará com área de lazer e apartamentos compactos e funcionais, entre 39m² e 78m², com um e dois dormitórios, respectivamente, na modalidade flat. O OMNI oferece aos moradores uma ótima vista em todos os andares, pois, o primeiro andar do residencial equivale ao 22º pavimento do empreendimento.
O projeto é uma iniciativa da construtora Massai e da incorporadora H Station e contou com consultoria especializada da ProMedical e de Fernanda Ventura, arquiteta especializada em saúde. Além de Léo Maia, teve o projeto de interiores de Lana Débora e paisagismo com Patrícia Lago e Ariadne Marques. Para conhecer mais sobre o OMNI Life & Health o site é https://www.omnipb.com.br e o Instagram @omni.pb.






