Na manhã deste sábado (25), servidores públicos de diversas categorias se reuniram em Patos, no Sertão da Paraíba, em um grande ato contra a chamada “Nova PEC 32”, proposta que altera regras do funcionalismo público e é vista pelos manifestantes como um ataque aos direitos dos trabalhadores e à estrutura do serviço público no país.
Organizado pela CUT-PB e pelo Fórum Paraibano em Defesa do Serviço Público, o protesto teve concentração na Praça Edivaldo Mota, no Centro da cidade, e seguiu em caminhada até a Praça Cícero Supino, onde ocorreu o ato político final.
Durante a mobilização, os manifestantes exibiram cartazes e entoaram palavras de ordem contra a reforma administrativa e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), que foi um dos nomes mais citados durante os discursos. Segundo os organizadores, a cobrança pública ao parlamentar reflete o descontentamento da categoria com a postura de parte da bancada paraibana em relação ao tema.
A manifestação contou com caravanas de diferentes municípios paraibanos, com transporte coletivo organizado pela CUT-PB para garantir a presença de servidores e representantes sindicais de todo o estado.
De acordo com o Fórum Paraibano em Defesa do Serviço Público, o ato integra uma agenda nacional de mobilizações em defesa do serviço público e contra a PEC 32, que, segundo os organizadores, “representa um dos ataques mais profundos aos direitos históricos do funcionalismo e à própria soberania do Estado brasileiro”.





