A Igreja Católica Apostólica Romana elegeu, nesta quarta-feira (8), seu novo pontífice. A tradicional fumaça branca apareceu nas chaminés da Capela Sistina às 13h08 (horário de Brasília), indicando ao mundo que o conclave chegou a uma decisão sobre o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril deste ano.
A identidade e a nacionalidade do 267º papa ainda não foram divulgadas. A expectativa agora se volta para a sacada central da Basílica de São Pedro, de onde o cardeal protodiácono Dominique Mamberti fará o anúncio solene com as palavras “Habemus Papam” — expressão latina que significa “Temos um papa”. Em seguida, o novo pontífice fará sua primeira aparição pública e concederá a tradicional bênção “urbi et orbi”, dirigida à cidade de Roma e ao mundo.
O processo de escolha foi concluído 17 dias após a morte do papa Francisco, aos 88 anos, em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca. Dos 135 cardeais com direito a voto — todos com menos de 80 anos —, 133 participaram do conclave. Dois não compareceram por razões de saúde. A eleição exigiu maioria qualificada: ao menos dois terços dos votos, o que representa no mínimo 89 sufrágios.
Após a votação, o cardeal escolhido foi questionado se aceitava sua eleição canônica e qual nome adotaria como pontífice, conforme determina a constituição apostólica Universi Dominici Gregis, que rege os conclaves papais. Antes de ser apresentado à multidão, o eleito passa por um momento de introspecção na chamada “sala das lágrimas”, espaço reservado sob o afresco “Juízo Final”, de Michelangelo, onde pode refletir e se preparar para sua nova missão.
Sete brasileiros participaram da eleição: Dom Paulo Cezar Costa (57), Dom Leonardo Ulrich Steiner (74), Dom Odilo Scherer (75), Dom Jaime Spengler (64), Dom Sérgio da Rocha (65), Dom Orani Tempesta (74) e Dom João Braz de Aviz (77).
O Vaticano ainda não divulgou previsão oficial para o anúncio, mas a expectativa mundial segue crescente diante da chegada de uma nova liderança para os mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do planeta.