A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (26) a Operação COACTUM, que tem como objetivo investigar crimes eleitorais como compra de votos (captação ilícita de sufrágio) e aliciamento violento de eleitores em São Bento, no Sertão da Paraíba. Entre os alvos dos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 69ª Zona Eleitoral, está o candidato a vice-prefeito da cidade, Rafael Silva Cavalcante, conhecido como Rafinha Banana, do partido Republicanos.
A operação visa desmantelar uma organização criminosa que, segundo as investigações, utilizava controle territorial e violência para coagir eleitores a votar em candidatos apoiados pelo grupo. Suspeitos com histórico de crimes violentos teriam pressionado a população local a votar sob ameaça, reproduzindo um novo tipo de “voto de cabresto”.
Durante as diligências, duas pessoas foram presas em flagrante por posse de armas de fogo de uso restrito. A polícia apreendeu uma metralhadora .40, pistolas 9mm e .380, além de revólveres. Também foram recolhidos aparelhos celulares e documentos que podem auxiliar na investigação.
Rafinha Banana, um dos alvos da operação, é acusado de ter ligação com a organização que vinha praticando crimes para influenciar o pleito eleitoral. A investigação busca reunir mais provas que possam comprovar a participação dos envolvidos.
Todo o material apreendido e os presos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Patos, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis. A Polícia Federal informou que não haverá coletiva de imprensa sobre a operação.