Notícias

PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa da vereadora Raíssa Lacerda, em JP, durante operação contra aliciamento violento de eleitores

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (10), a Operação Território Livre, voltada ao combate a crimes eleitorais em João Pessoa. Entre os alvos da ação está a vereadora e candidata à reeleição Raíssa Lacerda (PSB). Na residência da parlamentar, localizada no bairro São José, foram apreendidos dinheiro em espécie, aparelhos celulares e contracheques de servidores públicos.

De acordo com informações da Polícia Federal, a operação investiga a formação de organização criminosa e o uso de métodos violentos para coagir eleitores, com o objetivo de influenciar o resultado das eleições. A PF afirma que os envolvidos podem ser responsabilizados por constituição de organização criminosa e outros crimes relacionados às eleições.

A vereadora Raíssa Lacerda assumiu sua vaga na Câmara Municipal recentemente, após a morte do vereador Professor Gabriel, vítima de um AVC em maio deste ano. Antes disso, Raíssa atuava como secretária-executiva de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de João Pessoa.

A reportagem tentou entrar em contato com a vereadora, mas até o momento não obteve resposta.

Prefeitura nega envolvimento

Em nota oficial, a Prefeitura de João Pessoa esclareceu que nenhum imóvel ou repartição pública municipal foi alvo de busca e apreensão durante a operação. Além disso, negou que qualquer servidor público da administração esteja envolvido na investigação. A prefeitura lamentou ainda o que chamou de “tentativa de insinuar o envolvimento de autoridades do Executivo municipal em tais eventos”.

A Polícia Federal informou que, além de dinheiro, foram apreendidos documentos contendo dados pessoais de diversas pessoas que não residiam no local da busca, o que reforça as suspeitas sobre a organização criminosa. As provas coletadas, segundo a PF, serão fundamentais para a responsabilização dos envolvidos nos crimes eleitorais em investigação.

A Operação Território Livre faz parte de um conjunto de ações para combater crimes relacionados às eleições de 2024, envolvendo aliciamento de eleitores e controle de territórios para favorecer determinados candidatos.

You Might Also Like