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SES emite nota explicando funcionamento de Hospital de Itaporanga, após denúncia

Yara Maysa Gonçalves, diretora do HDI

Após denúncia de portal de Itaporanga, no Sertão paraibano, na qual médico teria relatado sucateamento do hospital do município a ponto de se tornar um simples “pronto-socorro”, a Secretaria Estadual de Saúde explicou, em nota, a rotina de funcionamento do hospital.

Segundo a publicação, o Hospital Distrital de Itaporanga atende urgências e emergências para atendimento do perfil materno-infantil, sendo os demais casos encaminhados para outras unidades de referência.

Esclareceu, ainda, que a farmácia do hospital se encontra plenamente abastecida, diferente do que publicou a matéria do portal.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde (Ses), por meio da Direção Geral do Hospital Distrital de Itaporanga (HDI), destaca que não houve contato para pronunciamento sobre a rotina do Hospital. Entretanto, considerando essencial, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

O Hospital Distrital de Itaporanga é caracterizado como “Portas Abertas” para atendimentos de urgência e emergência com perfil de maternidade, segundo a definição do Conselho Federal de Medicina (CFM), resolução nº 1451/95, sendo os demais casos encaminhados para outras unidades de referência;

O Hospital dispõe de 53 leitos: 45 deles destinados à internação e oito auxiliares; com atenção materno-infantil.

A farmácia do Hospital de Itaporanga está devidamente abastecida com todos os medicamentos necessários e essenciais ao atendimento da comunidade usuária. Vale destacar que alguns medicamentos obedecem a um protocolo padrão de Unidades Hospitalares;

Quanto ao serviço de rouparia apresentamos um estoque que atende qualquer demanda apresentada, contando cada vez mais com melhorias em estoque de lençol, roupas para pacientes, travesseiros entre outras;

O Governo do Estado dá mais um passo para melhor atender a população de Itaporanga e região com a proposta de fortalecimento da obstetrícia no Hospital Distrital de Itaporanga;

É preciso compreender que cada ente tem responsabilidades diferenciadas e ao mesmo tempo iguais, ou seja, ofertar o atendimento em suas respectivas responsabilidades e a população, por sua vez, cobrar e reivindicar conforme tais especificidades;

O HDI possui ainda uma cotidiana preocupação com o esclarecimento e satisfação dos usuários, sendo disponibilizados profissionais capazes de orientá-los por meio de cartilha informativa, bem como compreender através de conversas as ansiedades manifestadas por tais sujeitos; Por fim, convém reforçar que a Direção do HDI está à disposição da população do Vale do Piancó para prestar os necessários serviços, esclarecer quaisquer dúvidas e inverdades, além de prestar informações solicitadas

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